Sou adolescente: nem dono da verdade, nem mera criancinha

Compartilhe:

Por Antonio Vergueiro* – 

Ser adolescente é complicado, nos achamos os donos da verdade. Achamos que sempre estamos certos em tudo e que nada nos deterá. Essa falsa ideia de que podemos tudo para mim é o mais difícil. Quantas brigas temos, tivemos e ainda vamos ter com nossos pais nessa época. Ou por eles não nos deixarem sair para uma festa ou para casa de um amigo ou, por não concordarem com a gente, não nos dando dinheiro para sair.




Aí é que está um grande problema: nos achamos independentes, adultos, mas na verdade somos totalmente dependentes de nossos pais. Sem o dinheiro deles, somos meras criancinhas sem nenhum poder de fogo. Sem os conselhos, somos meros ignorantes; sem as broncas, somos mal educados.

Sou adolescente e, sim, pelo menos na minha cabeça estou certo em tudo. Nós odiamos estar errados e como odiamos! Odiamos tanto que, até quando percebemos que estamos errados, fingimos não perceber só para poder continuar estando “certos“.

A adolescência é a fase que amadurecemos para a vida, talvez por ser a fase em que mais erramos e são com os erros que aprendemos. Hormônios à flor da pele, espinhas, cravos e tesão demais são alguns dos importantes problemas. Alguns dão a sorte de ter pouco desses dois iniciais problemas, espinhas e cravos. Outros parecem não ter rosto Chega a dar pena.

São muitos problemas, sim. Rotina mudando, acabamos sendo obrigados a focar mais nos estudos: escola, testes, concursos, simulados e Enem.

Tendemos a ficar mais vaidosos, nenhum adolescente quer ser feio. Queremos sempre estar na moda, criar a nossa moda, ter a pele e o cabelo bonito (ás vezes nem bonito para sermos aceitos na sociedade, bonito para nós mesmos).

Essa palavra que citei agorinha mesmo ali atrás é alvo de grandes discussões, sociedade. Por que essa nossa mania de achar que a sociedade tem que mudar por nós?  Por que a não aceitação da sociedade comum, que vem assim desde sempre e sempre será assim? Simples resposta: somos adolescentes e temos que contrariar sempre alguma coisa para não morrermos um pouquinho.

Falei de muita coisa ruim e complicada até aqui, vamos falar das boas. Fiz e faço muitas amizades, algumas até que eu sei que não vão durar para sempre. Outras que eu sinto que de fato podem ser amizades muito fortes, amizades de vida, com pessoas que acabei conhecendo e acabei me apegando, passando a confiar.

Gosto de ser o tipo de adolescente ativo. Sim, pois podemos ser divididos em duas espécies: ativos e sedentários. Gosto de sair para praia, futebol, trilha, caminhada ou simplesmente sair para não fazer nada e, assim, consigo boas amizades. Os sedentários têm seus métodos também, mas eu os desconheço.

Enfim, a adolescência é uma arte, uma fase da vida sem dúvidas especial. Pergunte a um senhor como foi a vida dele e, provavelmente, as melhores histórias que ele lhe contará serão dessa fase. Por tanto, caros adultos, nos perdoem por sermos tão adolescente na adolescência, mas agüentem. Isso passa um dia e ainda vamos rir muito disso.

* Antonio Vergueiro é adolescdente, tem 15 anos, está no Nono Ano do Fundamental II, e adora frase do Renato Russo: “O que eu mais queria era provar pra todo mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém…”

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias