Universidades baianas fazem ação de mobilização pelas vacinas

Compartilhe:

Compartilhado de Projeto Colabora

Intervenção urbana faz parte da Campanha #TodosPelasVacinas e marca início do semestre letivo em instituições federais da Bahia

A pandemia mudou o cenário em universidades e escolas – na Bahia, como em quase todo o Brasil – da semana posterior ao carnaval que, em geral, costuma ser marcada pelo clima de volta às aulas. No lugar dos encontros presenciais e do movimento de veículos e pessoas nas instituições de ensino, a programação prioriza aulas remotas e eventos virtuais. Para marcar o início do semestre letivo remoto, um grupo formado por professores, alunos e técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) decidiu realizar uma intervenção urbana de mobilização para promover a importância da vacinação. Com a participação de artistas do graffite, o grupo pintou a frase “Todos Pelas Vacinas”, em letras garrafais, nos campus das duas universidades.

As pinturas foram realizadas em frente à Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, em Salvador; e em frente à Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas. O objetivo da intervenção, segundo os organizadores, é disseminar informações sobre a segurança dos imunizantes contra o novo coronavírus e combater a disseminação de notícias falsas. A iniciativa também espera promover a divulgação de um posicionamento das instituições em defesa da ciência, da saúde, do SUS, da educação e, certamente, das vacinas. A ação aconteceu no último sábado, 20 de fevereiro, e foi autorizada pelas Reitorias da UFBA e da UFRB, com apoio do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19. A execução foi possível graças a doações voluntárias da comunidade acadêmica e a colaboração de cerca de 60 pessoas.

A intervenção na Bahia se junta aos esforços realizados pela campanha nacional #TodosPelasVacinas, que reúne organizações de divulgação científica em ações pró-vacinação contra a Covid-19. O objetivo é criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a Covid-19. O portal Todos pelas Vacinas agrega materiais em vários formatos – textos, áudio, imagens e vídeos – para serem compartilhados em todas as redes sociais.

A campanha Todos pelas Vacinas é organizada por Abrasco, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Projeto Divulgar, Rede Análise COVID-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia e União Pró-Vacina. O objetivo é criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19. O portal www.todospelasvacinas.info agrega materiais em vários formatos – textos, áudio, imagens e vídeos – para serem compartilhados em todas as redes sociais. No portal, estão disponíveis podcasts criados pelas organizações parceiras, além de outros materiais, como o e-book “Guia Prático sobre as Vacinas” e uma coletânea de artes no espaço VacinArte.

Na foto: Slogan gigante da campanha em frente à Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas: intervenção para marcar início das aulas na Bahia

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias