Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos

Compartilhe:

Por Lidia Pena, compartilhado de SOS Brasil Soberano – 

Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos

Sexta-feira, 17 de julho, às 17H




Nesses tempos de dura quarentena, o Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ, mantém a sua agenda via recursos on line.

A Rede Fluminense de Pesquisadores sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos à ADPF 635 – Favelas pela Vida emitiu esta semana uma nota de apoio à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n° 635, também conhecida como a “ADPF das favelas pela vida”. (Leia aqui na íntegra: http://sosbrasilsoberano.org.br/pesquisadores-assinam-nota-de-apoio-a-adpf-635/ )

A Rede representa diferentes instituições de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. “A ADPF 635 é uma das mais importantes ações jurídicas já realizadas, que visa regrar o poder de polícia possibilitando transparência, responsabilização e prestação de contas públicas do seu exercício pelos agentes da lei… Uma ação fundamental para conter o uso desproporcional de força pelas polícias do Rio de Janeiro contra as populações negras e pobres de favelas e comunidades em território fluminense”…

Tema da nossa próxima live, que contará com a participação do sociólogo Daniel Hirata, autor do relatório sobre as operações policiais no Rio e dos cientistas políticos Jacqueline Muniz e Paulo Baía, todos membros da coordenação da Rede. O tempo de duração será de 60 minutos.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e estará aberto a perguntas no chat.

Palestrantes:

Daniel Hirata – Doutor e mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP. Professor da Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenador do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos; Pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ); e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NUCEC-UFRJ).

Jacqueline Muniz – Doutora em Ciências Políticas (Iuperj/UCAM) e antropóloga (Museu Nacional). Professora do depto de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense/UFF e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Paulo Baía – Sociólogo e cientista político. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, militante social e escritor.

Mediador:

Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor Titular do CPDA/UFRJ-UFJF. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti, 2014.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias