Wagner Moura ao exibir ‘Marighella’ em Nova York: “Ancine está destruída”

Compartilhe:

Compartilhado de DCM – 

De Maria Shirts na Folha de S.Paulo.

Em um dos auditórios da Universidade de Columbia, a anfitriã do “African Diaspora International Film Festival” anunciou no último sábado (7), minutos antes da transmissão de “Marighella”, que o diretor Wagner Moura iria “trocar algumas palavras” com o público após o filme. A surpresa arrancou “uaus” da plateia.

Seu Jorge, Wagner Moura e Bruno Gagliasso posam durante uma sessão de fotos para o filme “Marighella”, exibido fora da competição durante o 69º festival de cinema de Berlim. | Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP

A cinebiografia do guerrilheiro comunista Carlos Marighella enfrenta um imbróglio burocrático na Ancine (Agência Nacional do Cinema) e, por isso, ainda não foi lançada no Brasil.

(…)




“Eu não gosto de falar do ‘Marighella’ como um caso isolado: todo o universo da cultura, no Brasil, está basicamente destruído. A Ancine está destruída. Acabada. Game over. E esse é o jeito que eles fazem hoje: a censura não é como a da ditadura militar, que dizia ‘isso é proibido’”, disse.

“Hoje eles infiltram pessoas nessas agências, e elas tornam tudo impossível de acontecer. Foi isso que fizeram com ‘Marighella’. Eles acharam uma forma de tornar o lançamento impossível do ponto de vista burocrático. Mas nós iremos achar um jeito.” A fala foi aplaudida.

(…)

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias