Wanderley Guilherme: O que fazer com a Rede Globo de Comunicações?

Compartilhe:

Por Wanderley Guilherme dos Santos, O Cafezinho   comentado por  José Sérgio Rocha, jornalista, pelo Facebook

A INIMIGA Nº 1 DA DEMOCRACIA

Confesso que hoje sou mais um defensor da democracia do que do socialismo. Não renego nada. Tem sido bom pensar em mim mesmo como “alguém de esquerda”, e não “de direita” ou mesmo “de centro”. Sou das antigas. Cada momento da vida, desde aquela passeata maluca e até hilariante em que a polícia apareceu para salvar a vida da gente, caso contrário chegaríamos às portas do antigo Ministério da Guerra e aí babau… cada momento de ser do contra tem sido bom. E valeu a pena, muito, que nesses 516 anos de Brasil tenhamos sido contemporâneos de 13 anos diferentes. Com todos os erros e canalhas que, como todos sabem, não têm partido nem cor política. Estão sempre do lado do mais forte.

Mas o fato é que só agora tive a certeza (antes só desconfiava) que o verdadeiro inimigo da direita, da extrema-direita, dos neoliberais e demais zumbis não é o socialismo, o comunismo, o “ser de esquerda”. A democracia é a verdadeira inimiga dessa gente odiosa e de seus magistrados engomados e colunistas limpinhos que substituíram os coronéis e meganhas toscos do passado,

Trabalhei, não na Globo, mas no Globo durante alguns anos. O ambiente era ótimo entre os jornalistas. Sim, como todos os megaempresários do setor no planeta, o patrão queria mandar no governo e no povo. Mas não podia ir tão longe. Então, relaxa, tá tudo certo, mais um chope na pressão e coisa e tal.

Hoje, porém, a coisa ficou muito séria. Por isso, como sempre, gostei muito do texto do professor Wanderley Guilherme.

Boa leitura para quem é democrata com ou sem muitos pigmentos socialistas.

wanderley-guilherme-dos-santos2

Hoje, Dia Internacional da Democratização da Mídia, o professor Wanderley Guilherme dos Santos nos presenteia com mais um belo artigo sobre o poder do monopólio da comunicação para a manutenção do déficit democrático no Brasil.




Para Wanderley, “como está é que não pode ficar. Ou não haverá democracia estável no país”.

Leia abaixo na íntegra.

O que fazer com a Rede Globo de Comunicações?

Por Wanderley Guilherme dos Santos no Segunda Opinião

O que fazer com o sistema globo de comunicação é um dos mais difíceis problemas a solucionar pela futura democracia brasileira. A capacidade de fabricar super-heróis fajutos, triturar reputações e transmitir versões selecionadas e transfiguradas do que acontece no mundo, lhe dá um poder intimidante a que se foram submetendo o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. A referência aos três poderes constitucionais da República resume a extensão do controle que o Sistema Globo detém e exerce implacavelmente, hoje, sobre toda e qualquer organização ou cidadão brasileiro. Só ínfima proporção do povo desdenha ser personagem de um fictício Brasil, nas páginas de seus jornais e revistas, notícias radiofônicas e matérias televisivas. Ainda menor é o número dos que não se abalam com a possibilidade de soçobrar nos planos de perseguição e vingança do portentoso vozeirão do Monstro comunicativo. Nenhum juiz, político, servidor público, organizações do bem ou do mal, passantes inofensivos e supostos detentores de direitos posa de valente diante das bochechas do mau humor Global. O Sistema Globo de Comunicação superou as Forças Armadas e as denominações religiosas, inclusive a inquisitorial Igreja Católica, na capacidade de distribuir pela sociedade os terríveis sentimentos de medo, ansiedade e inquietação. Ele é a fonte do baixo astral e baixa estima dos brasileiros e das brasileiras. O Sistema Globo converteu-se no gerente corruptor e corruptível do medo político, econômico, social e moral da sociedade brasileira, sem exceção.

Denunciar a gênese não contribui para elaborar eficiente estratégia de destruição do Monstro. Aliás, de que destruição se trata? O Sistema fabricou a mais abrangente e veloz rede de transmissão de notícias, através de emissoras e retransmissoras associadas, com comando centralizado e sem rival na sofisticação de sua aparelhagem e na competência de seus operadores. O Sistema Globo de Comunicações é modelo de excepcionalmente bem sucedido projeto de formação da opinião pública e de interpretação conjuntural dos valores cívicos da nacionalidade. É ele quem cria os amigos e os inimigos do País, mediante o controle, pelo medo, das instituições políticas e judiciárias. Com extraordinária reserva de recrutas intelectuais e especialistas, está aparelhada para a defesa de qualquer tese que a mantenha como proprietária praticamente exclusiva do poder de anunciar, em primeira mão, o que é a verdade – sobre tudo e sobre todos.

Não é esse poder tecnológico e de competência que deve ser destruído. Ao contrário, preservado e estimulado a manter-se na vanguarda da capacidade difusora de notícias e de valores, bem como em sua engenhosidade empresarial capitalista. O que há a fazer é expropriar politicamente o Sistema Globo de Comunicações, mantendo-o autônomo em relação aos governos eventuais (ou frentes ideológicas de infiltradas sanguessugas autoritárias), e implodir as usinas editoriais e jornalísticas do medo e de catástrofes emocionais, restituindo isenção aos julgamentos de terceiros. O Sistema Globo constitui, potencialmente, excelente opção para um sistema público de notícias impressas, radiofônicas e televisivas. Politicamente expropriados da tirania exercida sobre o jornalismo da organização, seus proprietários jurídicos podem manter ações e outros haveres econômicos das empresas conglomeradas, sem direito a voto na redação do futuro manual do sistema público de comunicação.

Como está é que não pode ficar. Ou não haverá democracia estável no país.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias