A demissão da direção da Época: uma perda para o jornalismo

Compartilhe:

Publicado em Jornal GGN – 

A dureza da nota da Globo pareceu, muito mais, um álibi para solução de conflitos internos, apelando para um estratagema sórdido: a desmoralização de seus próprios jornalistas.

SAO PAULO – SP – COTIDIANO – Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da ABRAJI . Na foto, a jornalista da Revista Piaui, Daniela Pinheiro – 26.07.2014. Foto Marlene Bergamo/Folhapress.

A reportagem a Época sobre a esposa de Eduardo Bolsonaro pode dar margem a muitas discussões. Mas não foi desabonadora para a personagem, não rompeu sigilo profissional – já que o sigilo é prerrogativa do paciente, não do psicólogo – e tinha interesse jornalístico, posto que a psicóloga é esposa de um personagem público que irradia preconceitos por todos os poros. Por outro lado, não se tratava de personagem público, mas apenas da esposa de personagem público.

O tal Conselho Editorial do Globo – que soltou uma nota condenando a reportagem – teria muitas saídas dignas para tratar do tema, sem sacrificar a direção da Época, inclusive abrindo uma discussão honesta sobre o assunto.

Sob o comando de Daniela Pinheiro, do ponto de vista jornalístico, a Época deu um salto de qualidade. De um simulacro de Veja, transformando qualquer factoide em novela ficcional,  tornou-se uma revista que passou a praticar jornalismo da melhor qualidade, a se empenhar em grandes reportagens.




Não sei sobre seu desempenho comercial, nesses tempos em que as revistas semanais foram os veículos de mídia mais atingidos pela crise do modelo de negócio do setor.

De qualquer modo, a dureza da nota da Globo pareceu, muito mais, um álibi para solução de conflitos internos, apelando para um estratagema sórdido: a desmoralização de seus próprios jornalistas. O pedido de demissão de Daniela Pinheiro,  do redator-chefe, Plínio Fraga e do editor Marcelo Coppola mostra espinha ereta, típica dos grandes carácteres e à altura do jornalismo que praticavam. Mas os deixa vulneráveis às ações judiciais já anunciadas por Eduardo Bolsonaro, desmonta o pique jornalístico da revista e acende a luz amarela para todos os demais jornalistas, sobre os tênues fios de lealdade com que são tratados por seus empregadores.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias