Câmara derruba proposta do Novo e garante 70% do Fundeb para salários de profissionais de educação

Compartilhe:

Por Lucas Rocha, compartilhado da Revista Fórum – 

O partido foi derrotado por 399 votos a 19

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Após aprovar por ampla maioria o substitutivo da deputada federal professora Dorinha Seabra sobre o novo Fundeb, a Câmara dos Deputados rejeitou por 399 a 19 um destaque apresentado pelo partido Novo que visava remover a subvinculação do Fundeb ao pagamento de profissionais de educação.




Com exceção do Novo, todos os partidos orientaram contra o destaque, que foi derrotado. Além dos parlamentares do Novo, votaram a favor da mudança: Bia Kicis (PSL-DF), Eduardo Cury (PSDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Mauro Lopes (MDB-MG), Alex Manente (Cidadania-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP), Gastão Vieira (PROS-MA), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Paulo Martins (PSC-PR), Junio Amaral (PSL-MG), Luiz P. O.Bragança (PSL-SP).

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação criticou a proposta do partido. “Atenção deputados/as do partido NOVO: não existe educação pública de qualidade sem profissionais valorizados! Votem a favor da subvinculação mínima de 70% e contra o teto de investimento nos profissionais da educação”, tuitou a entidade.

A deputada federal Rosa Neide (PT-MT), uma das integrantes da Comissão Especial do Fundeb, também criticou a proposta. “Partido Novo apresentou destaque para eliminar do novo Fundeb a vinculação de no mínimo 70% dos recursos do fundo à remuneração dos profissionais da educação. Vamos Derrubar o destaque!”, tuitou.

O educador Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, comemorou a queda do destaque. “(Velho) Partido Novo derrotado. E, assim, os profissionais da educação terão, no mínimo, 70% dos recursos do FUNDEB para valorização profissional. Educação de qualidade depende de valorização das educadoras e dos educadores”, escreveu.

Destaque do centrão

Apesar da derrubada do destaque do Novo, uma modificação na redação sugerida por PL, PP, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, PROS, Avante foi acatada por 267 a 201.

Fundeb votação

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias