Há 10 anos Lula dizia que desmatamento prejudicaria negócios e imagem do Brasil

Compartilhe:

Publicado no Portal da CUT – 

Em vídeo de novembro de 2009, o ex-presidente Lula já avisava aos empresários e políticos de que se continuasse o desmatamento no país, o mundo deixaria de comprar carne e soja do Brasil

O ex-presidente Lula já alertava sobre o desmatamento da Amazônia há 10 anos. No dia 12 de novembro de 2009, durante cerimônia da divulgação do balanço do programa “Mutirão Arco Verde”, Lula disse a uma platéia de políticos e empresários: “Do jeito que o mundo vai, daqui a pouco eles vão dizer: “Olha, não vamos comprar soja do Brasil porque lá tem desmatamento. Não vamos comprar carne do Brasil, porque lá estão ocupando a Amazônia”.




O contraste com o atual governo de Jair Bolsonaro (PSL) também pode ser analisado em números. O desmatamento na região amazônica teve redução significativa, de 27.700 km² em 2004 para 7.500 km², em 2018 ( menos 72%), período que compreende os dois mandatos do ex-presidente Lula e o primeiro mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Já nos primeiros meses de governo de Bolsonaro houve alta de 278% nos cortes de árvores em julho deste ano e as queimadas aumentaram 70%.

Em razão do desrespeito ao meio ambiente do atual governo em descumprir acordos de preservação ambiental, a retaliação internacional já dá seus primeiros sinais. Na semana passada, Noruega e Alemanha anunciaram o bloqueio de suas contribuições (mais de 133 milhões de reais) destinadas ao Fundo Amazônia.

Veja o vídeo divulgado pelo Instituto Lula, em que o ex-presidente fala da importância da preservação do meio ambiente em relação ao agronegócio.

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias