Imprensa não fala: Brasil tem mais mortos pelo Covid-19 que países com populações maiores

Compartilhe:

Por Leandro Nascimento Bertoldi, médico – 

É, realmente, a imprensa não fala tudo. Não fala que países com maior população que a nossa tem menos mortos pelo Covid-19. China tem 1.3 bilhões de habitantes e está com quatro mil mortos; Índia, está com 1.2 bilhões de habitantes e dois mil óbitos; Indonésia, com 270 milhões de moradores, tem dois mil mortos; Paquistão, com 213 milhões de habitantes, está com dois mil e seiscentos mortos; Brasil, com população de 212 milhões, está com 42 mil mortes.

O único país com maior mortes e população que o Brasil é os Estados Unidos. Estes dois tem as duas piores respostas a pandemia do mundo. A diferença é que o Brasil não chegou no pico e os EUA já apresentam um declínio.




Existem países que tomaram ações efetivas e não tiveram nenhum morto como no Vietnam que tem 100 milhões de habitantes.

Como a COVID-19 é uma doença que mata de 1 a 10% da população, justificar as mortes pelo número de recuperados é desconsiderar as mortes e não entender que sempre o número de recuperados será maior. É ignorância.

Justificar as mortes pela idade ou antecedentes patológicos seria como negar hemodiálise ou tratamento de câncer a estas pessoas, já que na sua maioria estão muito doentes. Isso se chama Eugênia e foi praticado pelos piores governos da história da humanidade.

A história lembrará de todos os gestores e comerciantes que não acreditaram nesta pandemia e nos fizeram ter um distanciamento social medíocre, nunca maior a 50%, enquanto outros países passavam dos 80% por períodos prolongados.

Lembro quando  o Brasil entrava de luto por dezenas de jogadores de futebol, mortos num acidente aéreo, ou dezenas de pessoas em uma boate, porque hoje os milhares de vítimas do Covid-19, parece que não causam nenhuma estraheza. A que ponto chegamos!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias