Mais de um terço dos seguidores de Bolsonaro são robôs, aponta levantamento de Joice Hasselmann

Compartilhe:

Compartilhado da Revista Fórum – 

O dossiê apresentado pela ex-líder do governo na CPMI das Fake News mostra que Bolsonaro tem mais de 1 milhão de robôs como seguidores

Foto: Isac Nóbrega/PR

O dossiê apresentado pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News nesta quarta-feira (4) expôs  dados de que o presidente Jair Bolsonaro tem, pelo menos, 1,4 milhão de robôs como seguidores. Isso representa mais de um terço dos 5,4 milhões de seguidores do ex-capitão.




Utilizando um aplicativo da ferramenta Botometer, descrito como uma “metodologia desenvolvida por cientistas de dados da Universidade de Indiana EUA para identificar robôs”, Hasselmann revelou que ao menos 38% dos seguidores do presidente Jair Bolsonaro são robôs. O número absoluto dos bots se aproxima da quantidade de seguidores de Fernando Haddad, candidato do PT derrotado no segundo turno nas últimas eleições.

Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho “03” do presidente, também é beneficiado pelas contas fake. Dos seus 1,7 milhão de seguidores, 468 mil são robôs. A conta recém-criada do Aliança Pelo Brasil, partido pretendido pelo ex-capitão, também conta com fake nas suas fileiras – 26 mil.

Reprodução

As características dos bots são: “Perfil: pouca personalização do perfil, sem foto, idioma, localização, etc; Padrão social: sem conteúdos originais, retwittam conteúdos vindos de poucos perfis; Atividade: seguem o mesmo padrão de atividade, atuando em conjunto, ao mesmo tempo, com o mesmo conteúdo, em enorme quantidade em curto período”.

Os slides mostram ainda a estrutura do “Gabinete de Ódio”, comandado por Carlos Bolsonaro, e explicam também como funciona o “mecanismo”, isto é, a hierarquia da rede de fake news. Segundo a deputada, quem determina o alvo das notícias falsas é Eduardo Bolsonaro.

Confira a íntegra da apresentação de Power Point aqui.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias