Marcha de abertura do Fórum Social das Resistências reúne três mil pessoas em Porto Alegre

Compartilhe:

Publicado em Carta Maior – 

Os movimentos sociais estão lutando contra o golpe e contra os ataques aos trabalhadores, como é o caso da reforma trabalhista e da Previdência Social.

Alina Souza
Claudio Isaías – Correio do Povo

Pelo menos três mil pessoas participaram nesta terça-feira da marcha de abertura do Fórum Social das Resistências (FSR) 2017 no Centro de Porto Alegre. Com o tema, Democracia e Direitos e com os gritos de “Fora Temer” e “Fora Sartori”, os manifestantes seguiram em caminhada pela avenida Borges de Medeiros em direção ao largo Zumbi dos Palmares.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), Claudir Nespolo, disse que os movimentos sociais estão lutando contra o golpe e contra os ataques aos trabalhadores como é o caso da reforma trabalhista e da Previdência Social. O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS), Guiomar Vidor, afirmou que o país vive uma grande ofensiva neoliberal promovida pelo governo de Michel Temer, pelo Congresso Nacional e pelos sindicatos patronais que tem como objetivo acabar com os direito dos trabalhadores. “Eles querem que os trabalhadores paguem pela crise. A culap não é e nossa”. Segundo Vidor, as centrais sindicais estão organizando uma greve geral para este ano contra as reformas da Previdência Social e trabalhista.




O ex-ministro Miguel Rossetto, do Trabalho e Previdência Social no governo da presidente Dilma Rousseff, disse que a caminhada foi um momento de reafirmar a resistência democrática e o respeito aos direitos sociais. Conforme Rossetto, no Brasil, é fundamental derrotar o golpe, recuperar a democracia e o respeito ao voto popular. “É preciso convocar novas eleições e rediscutir o país”. O ex-ministro afirmou que é preciso resistir ao governo de Michel Temer e seus aliados que buscam desmanchar os direitos sociais na área da previdência e dos direitos trabalhistas.

Foto: Alina Souza

“Querem destruir a Petrobras e o Brasil. É um momento de grande unidade dos movimentos sociais para derrotarmos a direita e para que possamos novamente reconstruir o nosso país”, acrescentou. A manifestação contou com a presença de integrantes do Cpers, estudantes, servidores estaduais e municipais que caminharam até o largo Zumbi dos Palmares para realizar um ato em defesa da democracia.

Em razão de uma feira no local, o ato foi realizado no cruzamento da rua José do Patrocínio com a avenida Loureiro da Silva, no bairro Cidade Baixa. Grupos de Rap e Hip-Hop realizaram apresentações musicais e sindicalistas realizaram discursos em defesa das leis trabalhistas e da Previdência. O ato foi acompanhado pela Brigada Militar.

Créditos da foto: Alina Souza

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Posts Populares
Categorias