Oscar 2020: sobre glamour, favorecimento masculino e protesto

Compartilhe:

Por Maiara Muraro, colaboradora do Bem Blogado – 

No último Domingo aconteceu a glamourosa e mais importante premiação do cinema mundial. E, mais um vez, o Oscar nos revela um cenário semelhante a muitos dos demais vistos: nenhuma indicação de mulheres ao prêmio de melhor direção.

Maiara Muraro, colaboradora do Bem Blogado

Desde o início da premiação, em 1929, apenas CINCO MULHERES concorreram ao prêmio na categoria de melhor diretor(a) (1977, 1994, 2004, 2010 e 2018).




Mais de 10% dos 100 filmes de maior bilheteria dos Estados Unidos foram dirigidos por mulheres em 2019, e ainda assim não houve nenhuma indicação feminina.

Greta Gerwig – Adoráveis mulheres, Lulu Wang – A despedida – e Lorene Scafaria – As Golpistas – foram um dos nomes com potencial de indicação mas sem protagonismo na premiação.

E o que isso significa? Que Hollywood não se importa com o protagonismo feminino ou com uma premiação mais justa. Hollywood não se importa de onde vem o dinheiro , desde que ele venha.

Para Hollywood o modelo de ser um líder é da figura masculina e esse modelo é lucrativo. Enquanto o machismo no glamour do cinema  não for desconstruído, nós mulheres seguiremos sendo coadjuvantes.

Para suspiro, diante do cenário retrógrado, esse ano tivemos uma representação  brasileira e feminina como indicação ao prêmio de Diretora do melhor documentário de longa metragem. Petra não ganhou a estatueta, mas representou o Brasil levando ao mundo a história da nossa política e seu incrível olhar diante do que vivemos.

O Brasil no Oscar é FEMININO e esse prêmio ninguém tira de nós.

Não retratamos minoria só com estatísticas de indicações femininas. Quando trata-se de temática racial, o assunto é ainda mais grave.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tinha a meta de dobrar o número de mulheres e minorias de seus membros em 2020, mas atualmente 68% da organização é composta por homens e 84% por brancos.

Não temos números que retratem equilíbrio. E sem dúvida há ainda muito caminho para se percorrer.

Até lá, seguimos na luta e com suspiros de esperança ao ver mulheres como Petra e Natalie Portman utilizarem suas posições ali privilegiadas sob a mídia, para gritarem para o mundo o que todas nós gostaríamos de gritar: Reconheçam nosso espaço! Somos tão grandes quanto vocês!!

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias