Trivial de Germano Mathias, o catedrático do Samba

Compartilhe:

Por Luis Nassif, publicado em Jornal GGN – 

O sincopado sempre representou a parte mais criativa da música popular brasileira. Trata-se do uso constante da síncope, que é um recurso de ritmo fazendo a nota se acentuar no tempo fraco, permitindo um balanço fantástico.

Há muitos exemplos do sincopado em vários ritmos. O coco, nordestino, é um sincopado riquíssimo, com Jackson do Pandeiro, Gordurinha e outros. No Rio de Janeiro, o samba sincopado (que os cariocas batizaram de telecoteco) teve grandes compositores e intérpretes, como Roberto Martins, Wilson Batista, Geraldo Pereira, e cantores como Luiz Barbosa, Ciro Monteiro, Dilermando Pinheiro.

Em São Paulo, o melhor do sincopado foi criado por Vassourinha, que morreu muito jovem, pelo gaúcho Caco Velho (que fez carreira em São Paulo) e pelo grande Germano Matias, o catedrático do samba. Nos anos 90, Germano gravou um LP clássico com Gilberto Gil, outro cantor-compositor que desenvolveu o modo de interpretação sincopada, um clássico.

Ontem, no Alemão, aos 85 anos, Germano esbanjou vitalidade e sincopado.




O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias